Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Terça, 02 de Abril de 2019

II Fórum de saúde

II Fórum de saúde

DSCN2535

 

II Fórum de Saúde reúne propostas para a Conferência Estadual

            A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram o II Fórum da Saúde abordando o tema central: “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. O evento aconteceu durante todo o dia 29/03, no Grêmio Mário de Lima e teve como objetivo maior reunir propostas para apresentação na Conferência Estadual de Saúde.

            Os fóruns são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as políticas públicas setoriais. A sua principal característica é reunir representantes do governo e da sociedade civil para debater os desafios e decidir as prioridades para a população.

            O evento contou com dois momentos distintos. Manhã com as palestras “Equidade em Saúde”, proferida pela especialista em Políticas e Gestão de Saúde da SRS/JF, cirurgiã-dentista Letícia Carvalho e com “Financiamento SUS”, pelo conselheiro Municipal de Saúde de Juiz de Fora Dr. Jorge Ramos. Na parte da tarde, o público foi dividido em grupos de debates para elaboração das propostas do município.

            Nas palavras da secretária de Saúde Cláudia, o Fórum proporcionou um encontro importante da sociedade civil, dos funcionários do sistema de saúde e direcionadores, representantes da área da saúde de nosso município, para um debate, visando elencar as prioridades para a cidade. “O nosso maior pleito, que é também de outras cidades, é a atualização da tabela do SUS, porque vemos hoje um sub financiamento do SUS, que está sobrecarregando os municípios com responsabilidades, e prejudicando a população que não consegue ser atendida em suas prioridades”, enfatizou Cláudia.

            Entre as propostas elaboradas pelos grupos, destacamos: criação pelo Estado, de centros especializados de atendimento ao idoso; aprovação pelo Congresso Nacional da Saúde Mais 10 e revisão da EC/95 como fonte de aumento dos recursos para o SUS, a curto prazo; desvinculação da verba da saúde bucal e demais verbas; credenciamento das equipes de saúde que foram descredenciadas em 2018 e participação mais efetiva da Promotoria de Saúde do município nas questões que envolvem o SUS.

            Para representar o nosso município na Conferência Estadual de Saúde, ao lado da secretária Cláudia Paschoal, foram eleitos: Usuário – Ana Maria Fernandes Dielle (efetiva) e Paulo dos Santos Silva (suplente), Clésio Oliveira Santos (efetivo) e Imaculada dos Santos (suplente); Profissional - Ana Caroline Silva Santos (efetiva) e Alexandre de Oliveira Cruz (suplente); Prestador - Walmir da Assunção Rosa (efetivo) e Zaldivar Virgolino Serafim (suplente).

 DSCN2495

            Prestigiaram o evento as seguintes autoridades: Prefeito Betinho de Azevedo, Secretário Municipal de Administração José Geraldo de Almeida, Vereadores João Batista, Dorival Marcos de Oliveira e Cláudio Almeida, representante do Conselho Municipal de Saúde Odinéia Valéria Amorim, aspirante oficial Caio, representando o Comando do 4º Esq.Cavalaria Mecanizado, Provedor do HMSD Ivan Amorim, a secretária executiva do Conselho de Saúde Heloisia Reis Gonçalves de Oliveira, funcionários da área da educação e usuários do sistema.

DSCN2497

{gallery}/media/jw_sigpro/users/0000000704/IIForum Saude{/gallery}

Tida Grillo/Bruno Ramos

Jornalismo PMSD