Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quinta, 14 de Novembro de 2019

Feira Noturna do Produtor Rural de Santos Dumont uma oportunidade de ampliação da agricultura familiar

Feira Noturna do Produtor Rural de Santos Dumont uma oportunidade de ampliação da agricultura familiar

 

 

Feira Noturna do Produtor Rural de Santos Dumont uma oportunidade de ampliação da agricultura familiar

            A Feira Noturna do Produtor Rural de Santos Dumont completou, no último dia 31/10, 2 anos de atividades em nosso município. Um espaço criado com o objetivo de incentivar e dar apoio aos produtores rurais na comercialização de seus produtos.

            Hoje, a iniciativa só traz elogios para o Governo Municipal. A Feira agrada aos agricultores e muito mais à população que leva pra casa, alimentos fresquinhos, de qualidade, livre de agrotóxicos, e a um preço bem acessível.

            Para o feirante Fabiano Jovem dos Anos Amorim e sua esposa, de Patrimônio dos Paivas, a Feira do Produtor Rural de Santos Dumont está ajudando os produtores a organizar melhor a sua produção, a aumentar o volume da mesma quanto a área agrícola e a diversificar os produtos cultivados. “Em 12 anos na fazenda, meus produtos eram vendidos somente no Seasa, hoje, a maior parte da minha produção vendo na feira e consegui melhorar a minha estrutura de produção com as técnicas aprendidas, instalando estufa, que reduz e elimina o uso de agrotóxico”.

            Nas palavras da técnica em agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, Tatiana Amaral, nesses dois anos, a feira só trouxe benefícios para os produtores: a renda dos feirantes aumentou em 50% em relação ao vendido no ano passado pelas 30 barracas; alguns produtores já conseguiram contratar empregados com carteira assinada e outros estão fazendo contratações temporárias. Além disso, os produtores recebem apoio para gerir seus negócios e orientações técnicas para produção com mais qualidade, sem o uso de agrotóxicos.

            “A nossa feira está servindo de modelo para outros municípios que vieram aqui conhecer um pouco nossa organização e o regulamento da mesma, como Aracitaba e Barbacena”, ressaltou Tatiana.

            Todas as quartas feiras, na Praça Cesário Alvim, você encontra produtos tradicionais da cozinha, como: verduras, legumes e frutas regionais, e produtos diferenciados como: doces, queijos, mel, iogurte, biscoitos, bolos, pães, tortas, rapadura, linguiça, garapa, além de rabanete, acelga ou couve-chinesa e manjericão roxo.

 

           Tida Grillo/Bruno Ramos

Jornalismo PMSD