Sexta, 04 de Dezembro de 2015
Feira de saúde disponibiliza mamografias e ultrassom para a população
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu a abertura oficial da 3ª Feira de Saúde com a disponibilização de serviços de atenção básica na promoção e prevenção da saúde numa ação integrada de grande vulto junto a população sandumonense. O evento aconteceu junto com o Dia D de Mobilização Contra a Dengue, na manhã do dia 27 de novembro, na Praça Cesário Alvim.
A Feira de Saúde foi aberta pelo prefeito Bebeto Faria, que acompanhado da Secretária de Saúde Thais Gomes Bittar e de diversas outras autoridades, deixou sua mensagem a população e em seguida fez a caminhada da saúde, descendo o calçadão e indo até os caminhões de mamografia, localizados ao lado do conservatório.
Nesse dia, no terreno ao lado do Conservatório de Música foi disponibilizada a Barraca da Saúde da Mulher com orientações sobre o câncer de mama e de colo de útero; Barraca da Saúde do Homem com distribuição de exames de PSA; Barraca do Sesc com escovário, orientando sobre forma de escovar os dentes e prevenção de cáries e tártaro; Barraca do DST/Aids com orientações e distribuição de preservativos e Barraca do PSF com a aferição de pressão arterial e glicemia capilar, contando com a presença de médicos para o caso de alguma intercorrência.
Na ação de mobilização contra a Dengue, foi montada uma barraca educativa para orientações e distribuição de informes e aconteceram as atividades esportivas motivadoras VII Rústica Mirim Correndo da Dengue e 4ª Caminhada Contra a Dengue.
A 3ª Feira de Saúde começou em outubro, com os movimentos Outubro Rosa e o Encontro de Gestantes e está prevista para acabar no dia 17 de dezembro, com o encerramento dos exames de mamografias e o retorno da carreta para BH. Nesse período, houve a disponibilização de diversos serviços: caminhão do Mohan - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, com consultórios e médicos para observação de manchas, psoríases e outras dermatoses e exames para detecção de hanseníase e orientações a respeito da doença e presença da Unidade Móvel de Mamografia da Secretaria de Estado.
No Centro de Saúde Samaritano, o DST/Aids e o Programa Saúde da Mulher estão prestando diversos serviços à comunidade: distribuição de folder informativo sobre Aids, sífilis, hepatite, HIV, teste rápido, acompanhamento a gestantes e distribuição de camisinha feminina e de camisinha masculina.
O Projeto MedSesc também encontra-se no município onde permanecerá até o próximo dia 07, realizando exames de ultrassom abdomem total, vias urinárias e transvaginal, no Centro de Saúde Samaritano, e exames de mamografia, por intermédio da Unidade Móvel de Mamografia do Sesc, situada ao lado do Conservatório.
Nas Unidades Básicas de Saúde, foi intensificada a educação em saúde com ações de prevenção e informação sobre o câncer de maneira geral e ações voltadas à saúde do homem, dentro do Novembro Azul.
A enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Renata Vieira da Silva, ressaltou a importância desse trabalho feito em conjunto na prevenção à saúde, enfatizando que com as ações propostas e as parcerias foi possível reduzir a demanda reprimida existente nos bairros por mamografia e ultrassom em quase 70%.
Satisfeita com o movimento que a prevenção em saúde está realizando em Santos Dumont, a secretária Thaís parabenizou a participação dos funcionários da saúde e agradeceu o envolvimento dos parceiros Sesc através do Sindicomércio, Secretaria de Estado de Saúde e Prefeitura Municipal, uma vez que o prefeito Bebeto Faria tem sido incansável na busca de melhorias e qualidade para a área de saúde no município.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD