Sexta, 22 de Junho de 2018
Estátua de Alberto Santos Dumont é restaurada
Estátua de Alberto Santos Dumont é restaurada
Uma notícia boa alegrou a tarde dos sandumonenses, no último dia 21/06. A estátua de Alberto Santos Dumont foi restaurada e colocada no lugar depois de sofrer com "atos de vandalismo" na madrugada de sábado, dia 16/06.
A constatação do estrago feito no Monumento da Praça e a indignação geral da população, motivaram a Prefeitura, por intermédio da secretária de Meio Ambiente, Luciane Vianna e do Chefe da Divisão de Turismo, Tiago Guimarães, a entrar em contato com o escultor da estátua e buscar a restauração imediata da obra.
De imediato, o escultor Pedro César de Botucatu - SP, se prontificou a fazer a restauração da estátua aqui mesmo e com enorme carinho e presteza chegou a Santos Dumont na noite do dia 20/06, trabalhou durante horas ininterruptas no dia seguinte e conseguiu restaurar e colocar a estátua no lugar - na Praça Cesário Alvim - às 16h30 da quinta-feira.
Nas palavras do artista, quando a Prefeitura entrou em contato com ele, parou tudo que estava fazendo em Botucatu e colocou as ferramentas na caminhonete para "atender ao socorro do filho, sarar a ferida", pois como criador da estátua não podia deixar uma obra sua "machucada" ou danificada.
Feliz com essa grande conquista, a secretária Luciane Vianna destaca a pronta atitude do escultor, que não mediu esforços em atender ao nosso chamado, e ressaltou a importância do Monumento da Praça, que representa um ponto turístico de visitação e um patrimônio cultural que precisa ser preservado.
Sobre o dano provocado na estátua, o escultor Pedro Cesár explicou que a obra foi confeccionada em bronze, um material próprio, resistente e que não sofre desgastes com o tempo. Para ele, um grupo de, no mínimo 04 pessoas, tirou o parafuso de baixo dos pés da mesma e soltando o braço, tentou arrancar o monumento, o que não foi possível, mas quebrou a peça. "Nunca vi algo assim acontecer", lamentou o artista, dizendo que possui esculturas em várias partes do país e estatuetas do ídolo "Pelé" espalhadas em 56 países.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, em nome do município, agradece ao escultor Pedro César, que veio de forma gratuita, pela sua atitude de comprometimento, nobreza e profissionalismo, demonstrando respeito a esse bem cultural e apoio a nossa causa que é o culto ao Pai da Aviação.
Tida Grillo
JornalismoPMSD