Sexta, 25 de Abril de 2025
Escolas municipais recebem Projeto Choro nas Escolas, dentro da edição do IV Festival de Choro
A música faz parte da formação cidadã e integra a educação patrimonial
As escolas municipais Anita Soares Dulci, Santo Antônio e Giovanni Peduzzi receberam, nos dias 22, 24 e 25/04, o Projeto Choro nas Escolas, dentro da edição do IV Festival de Choro de Santos Dumont, numa realização da Ação em Movimentos Artísticos – AMA, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e parceria com o Centro Municipal Artístico Musical Sebastian Bach (CEMAM).
A atividade promoveu contato direto dos alunos com a prática musical, com destaque para o papel histórico e social do choro na cultura brasileira. A proposta é ampliar o alcance do choro, tradicionalmente restrito a espaços específicos, e inseri-lo como parte essencial da formação escolar e comunitária. O momento também contou com bate papo e a interação dos músicos com os alunos.
Segundo o músico Tiago Guimarães, a presença do choro nas escolas representa um avanço na compreensão de que cultura e educação caminham juntas. “O contexto educacional não deve ignorar o legado cultural do povo. No ambiente escolar, a música faz parte da formação cidadã e integra a educação patrimonial, criando vínculo dos alunos com a própria história do Brasil”.
O grupo do Choro é composta pelos músicos Claudinei de Sá, Eduardo Valejo, Jorginho Conrado e Tiago Guimarães. Esse IV Festival de Choro de Santos Dumont presta homenagem ao violinista Ivo Mendes, integrante do tradicionalo grupo de choro Carinhoso e sua programação se estende até o próximo dia 27 com ações que valorizam a cultura e a música brasileira.
Arquivos: