Sexta, 12 de Agosto de 2022
Equipe da Secretaria de Saúde realiza campanha de conscientização e prevenção às hepatites virais
Ação foi realizada no fim de julho e promove ações que visam propagar a informação
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Na maioria das vezes são infecções silenciosas e perigosas, que podem evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. Entretanto, quando presentes, os sintomas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A vacina é a melhor forma de prevenção da hepatite B e assim como o teste está disponível gratuitamente no SUS. A hepatite C tem cura e o tratamento é simples e eficaz. O teste rápido também está disponível no SUS.
Gestantes
Os testes de hepatites são feitos no pré-natal, assim como a vacina de hepatite B. Com relação a hepatite C, caso o teste seja positivo, o tratamento deve ser feito após o parto
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
A Secretaria de Saúde, através do departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis disponibiliza testes rápidos e materiais educativos para ações de prevenção no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de IST, Aids e Hepatites Virais., localizado no Samaritano, 2º andar, rua 15 de fevereiro, 1840, São Sebastião.
Os testes rápidos para hepatites B e C são, sobretudo, indicados para diagnósticos em indivíduos com infecção crônica e assintomáticos, ou seja, podem estar com a doença, mas não tem conhecimento.
CUIDADOS:
Não compartilhe objetos que possam ter contato com sangue contaminado como: alicates de unha, lâminas de barbear, seringas, agulhas, escova de dente, entre outros. Use sempre preservativo. Não aceite atendimento com materiais que não sejam descartáveis ou esterilizados (manicures, tatuadores, dentistas e médicos)
Campanha
No último dia 30 de julho foi realizada uma campanha de prevenção de Hepatites Virais. A programação aconteceu no calçadão de 9 às 12h, com realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e material informativo.
Foram realizados 60 testes de hepatites B e C, sífilis e HIV, onde foram detectados 5 usuários com sífilis. As demais infecções não apresentaram teste positivo.