Terça, 22 de Dezembro de 2015
DST/Aids encerra no município Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids
O Programa Municipal de DST/AIDS comemorou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids - 1º de dezembro, dentro de uma Campanha Municipal Contra a Aids realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro no Centro Médico Samaritano.
Durante esse período a equipe coordenada pela fisioterapeuta Fabiane Barbosa de Moraes Nascimento trabalhou na distribuição de materiais educativos, no atendimento especial aos pacientes e nos exames e testes rápidos para diagnóstico de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV. Ao todo foram atendidas 175 pessoas e realizados 440 testes: 114 de Sífilis, 74 de Hepatite B, 45 Hepatite C e 207 de HIV.
Para a coordenadora Fabiane o mais importante da Campanha foi chamar a atenção da população para a prevenção. \"É comum as pessoas pensarem que nunca vão contrair essas doenças e infelizmente não é a realidade. A AIDS está aí, ainda não tem cura e pode levar a várias doenças que causam a morte. Durante o ano de 2015 foram diagnosticados em nosso Programa 5 novos casos de HIV/AIDS, isso é um alerta para nossa população. Não deixem de usar preservativos nas suas relações pois é a única forma de prevenção\".
Fabiane esclareceu que os preservativos podem ser retirados gratuitamente nos postos de saúde e no Samaritano. Os testes também continuam a ser realizados de segunda a sexta-feira, de 12 as 16h30m. Qualquer dúvida deve-se entrar em contato no Programa Municipal DST/AIDS no 2º andar do Samaritano ou pelo telefone 3251-1205.
A Campanha contou com a colaboração da vice-prefeita Luiza Garcia dos Santos, da assessora Cleonice Magela e das funcionários do DST agente Comunitária Franciane Araújo, técnica de enfermagem Deliana da Luz e enfermeira Leidiléia Mesquita.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD
16/12/2015