Quinta, 22 de Agosto de 2019
DOW É PARCEIRA NO PROGRAMA LÚDICO-EDUCACIONAL‘TINKERING’ EM SANTOS DUMONT
DOW É PARCEIRA NO PROGRAMA LÚDICO-EDUCACIONAL‘TINKERING’ EM SANTOS DUMONT
Empresa lança projeto de aprendizagem criativa ao lado da “Evoluir – Educação Transformadora” e do Ministério da Cidadania. Professores receberão treinamento especializado ainda em agosto
A fim de promover a educação de qualidade, o Ministério da Cidadania, a Dow e a Evoluir – Educação Transformadora se uniram para lançar o programa educacional Tinkering. A iniciativa busca tornar o aprendizado mais significativo para os estudantes das redes municipais de ensino. As sessões de capacitação dos educadores aconteceram nos dias 20 e 21/08, entre 17h30 e 21h30, no Colégio Municipal São José.
O programa se apoia em uma forma de trabalho que é conhecida como “educação mão na massa” - tinkering, maker ou hands-on - e explora atividades em que o participante é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia. O material de suporte para as atividades propostas é entregue numa caixa estilizada que contém manuais/tutoriais e uma série de itens para a montagem de objetos experimentais. A ação deve reunir 40 professores e gestores do município, além de representantes da rede municipal de ensino.
“Promover possibilidades para que os educadores possam desenvolver seus alunos é a base do futuro. São dessas aulas que sairão futuros engenheiros, educadores e tantos outros profissionais que terão a capacidade de lidar com imprevistos e de criar projetos a partir do nada. E é nisso que a Dow acredita, num futuro promissor para os jovens e em docentes motivados a oferecer o melhor”, afirma Eleni Gritzapis, diretora de comunicação Dow.
Kits educacionais
Os kits entregues aos educadores recebem o nome de T-BOX e são compostos por diversos materiais e objetos para a realização de inúmeras atividades criativas, sendo estes categorizados entre “eletrônicos”, “ferramental” e “estrutural”. Entre os “eletrônicos”, estão equipamentos como suportes de baterias e pilhas, LEDs e motores. Já entre as “ferramentas”, há alicate, chave Philips, chave de fenda, trena e outros. Por sua vez, os “estruturais” têm palitos de madeira, canudos de papel, arames, barbantes e outros acessórios.
As ações com escolas, que se estendem ao longo do 2º semestre de 2019, beneficiarão, aproximadamente, 800 crianças em nosso município, da Rede Municipal de Ensino, as quais terão contato com atividades de ensino e aprendizagem criativa, crítica, colaborativa e experiencial a partir do manuseio, corte, colagem, montagem e remontagem de objetos do cotidiano.
Ernani Campello destacou que o projeto está alinhado à inovação, que não é apenas um dos princípios fundamentais que serve de base para a filosofia de negócios da Dow, mas também um pilar da economia global, o que reforça a importância do projeto nos tempos atuais. A abertura à ciência e tecnologia dá novo norte à educação modernizada e o projeto abre perspectivas de sintonia entre o ensino e a formação de futuros profissionais.
Arquivos: