Quarta, 17 de Maio de 2017
Dia D de mobilização contra a Gripe Influenza tem baixa adesão
- Se você ainda não se vacinou e faz parte do público alvo, vá a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa -
No Dia Nacional da Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza, sábado dia 13 de Maio, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma mobilização em todo o município, empenhando esforços e o trabalho de muitos profissionais da saúde. A disponibilização da vacinação aconteceu de 8 às 17horas, na Unidade Central de Vacinação (ao lado do Samu), Unidades de Saúde dos bairros, na Prefeitura e na comunidade de Campo Alegre, visando facilitar o acesso da população.
Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Odinéia Amorim, apesar de todos os esforços e divulgação na mídia, no dia D de mobilização, a adesão da população foi baixa, com um total de 1.125 doses aplicadas, o que totalizou um alcance de 46,91% dos grupos prioritários a serem vacinados.
O período da Campanha termina no próximo dia 26 de Maio e o cronograma incluiu vacinação no Sistema Prisional, no Hospital de Misericórdia de Santos Dumont, vacinação de acamados e uma programação especial para as comunidades rurais.
O público alvo da campanha são: Gestantes, Puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto), Crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade, Profissionais de Saúde, Pessoas acima de 60 anos, Indígenas, Portadores de Doenças Crônicas, Professores, Privados de liberdade e Funcionários do Sistema Prisional.
Nas palavras de Odinéia, a vacina é a maneira mais eficaz de proteção contra a Gripe Influenza. Uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores de risco para complicações da infecção.
Atenção: nessa Campanha você não pode faltar!
Tida Grillo