Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Terça, 23 de Maio de 2017

“Desafios para a integralidade com equidade”

“Desafios para a integralidade com equidade”

 

 

Betinho e Joyce

            Com o tema “Desafios para a integralidade com equidade” a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento aconteceu nos dias 19 e 20/05, no Educandário Santa Terezinha.

Os objetivos da Conferência foram: Impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com o fortalecimento do mesmo; propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral e definir prioridades para as políticas de saúde locais.

            O prefeito Betinho de Azevedo procedeu à abertura oficial da Conferência e em seu pronunciamento reafirmou o compromisso do Governo Municipal com a área da saúde, ressaltando a prioridade dada ao Hospital de Misericórdia de Santos Dumont e o apoio às ações da saúde.

            O momento contou com presença da secretária Municipal de Saúde Leatrice Joyce S. de Castro, do presidente do Conselho Municipal de Saúde Edmilson Inácio de Souza, do presidente da Câmara Dorival Marcos de Oliveira, do secretário de Administração Inácio Barbosa, do vereador João Batista Crescêncio, líder do prefeito na Câmara, do vereador Cláudio Almeida e do representante do Major Pedra do 4º Esqd Cav Mec.

Palestras e debates dentro dos eixos temáticos

            A programação contou com palestras e debates dentro dos eixos temáticos propostos: Eixo I - “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”, ministrada pela secretária Municipal de Saúde Leatrice Joyce S. de Castro.

             Eixo II -  “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”, proferida pela empresária Rogéria Pereira e propondo uma reflexão sobre a condição de inserção das mulheres  no trabalho, sua implicações na saúde e como os serviços de saúde podem contribuir para reduzir o adoecimento das mulheres.

            Eixo III - “Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na política nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres” foi a palestra ministrada pelas médicas Dra. Adriana Ferreira, que falou sobre doenças sexualmente transmissíveis;  Dra. Fernanda Pereira Medina, que expôs sobre depressão pós-parto e Dra. Luana Cristina dos Santos, que enfatizou a sobrecarga de atividades da mulher influenciando em sua saúde.

            Eixo IV -  “Políticas Públicas para mulheres e participação” foi o eixo temático abordado pela psicóloga Simone Tavares do CRAS e pela Conselheira Tutelar Anisberta Reis de Souza. Neste contexto, foram propostas, entre outras, as seguintes questões ativadoras: que ações intersetoriais podem ser desenvolvidas para garantir os direitos das mulheres à saúde, educação e seguridade social e como fortalecer a articulação entre os espaços de participação social.

Escolhidos delegados para a Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

            Na oportunidade foram escolhidos os delegados para representação do município de Santos Dumont na 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres. São eles: Edmilson Inácio de Souza e Maira Imaculada Neves dos Santos/ Suplentes: Arilson Dias da Cruz e Maria Aparecida de Amorim (segmento Usuários); Francilene Mendes/ Suplente Dayse A. Ferreira de Souza (segmento Profissionais de Saúde); Zaldivar V. Serafim/ Suplente Odinéia Valéria A. Amorim (segmento Prestador/Gestor).

            A Conferência foi prestigiada por profissionais da área de saúde, servidores da saúde, representantes de entidades municipais e usuários, que debateram o tema e em grupo elaboraram as propostas contendo as diretrizes para nortear a política pública de saúde das mulheres.

Propostas apresentadas

            Algumas propostas apresentadas para o município: Aumento do número  de creches e de vagas nas creches; ampliação dos CRAS com parceria com o ESF; capacitações com o foco na prevenção da violência contra à mulher e quebra de preconceitos; criação de um Centro de apoio às mulheres; criação de protocolos para o atendimento à mulher em situação de violência com fluxograma definido para encaminhamento; agilidade na liberação dos exames pré-natal; criação de Centro de convivência, lazer e beleza para as mulheres; ampliação de postos de saúde em área descobertas (zona rural)  e intensificação de orientação sobre gravidez na adolescência e sobre doenças sexualmente transmitidas nas escolas, entre outras.

Conferência Saúde Mulher Público

 

Conf Saúde Mulher 3

 

Conf Saúde da Mulher Libras

 

Libras 2

DSCN9009

Conf. Saúde Mulher 1

 

Mesa

Tida Grillo