Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quarta, 08 de Fevereiro de 2023

Decreto emitido nesta quarta declara calamidade e cancela Carnaval 2023

Documento declara estado de calamidade e emergência e cancela festividades do Carnaval 2023

Decreto emitido nesta quarta declara calamidade e cancela Carnaval 2023

O Prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto de Azevedo, assinou na noite desta quarta-feira, 8, um Decreto que declara situação de calamidade e emergência em toda cidade, inclusive áreas rurais, em virtude das chuvas persistentes e em volume acentuado, principalmente nos últimos dias, além de dar outras providências. 

 

A decisão foi tomada considerando as fortes chuvas que vem assolando a cidade nos últimos dias, com histórico de persistência por mais de dois meses. As chuvas recém ocorridas nos dias 7 de fevereiro causaram grandes danos em distritos como São João da Serra e Usina Guaty, e se somaram com as ocorridas nesta quarta-feira, 8, potencializando os danos e trazendo novos pontos de alagamentos em regiões centrais da cidade. Esses eventos foram considerados para que a decisão fosse tomada. 

 

Cancelamento do Carnaval 2023

 

Além do estado de calamidade, o decreto determina ainda o cancelamento de toda a programação e festejos previstos para as comemorações referentes ao Carnaval de 2023. A decisão leva em conta o impacto negativo na vida das pessoas afetadas e a necessidade de um esforço na busca por soluções que minimizem os efeitos drásticos das chuvas e suas consequências, considerando que, neste momento, a prioridade é o apoio à população que sofre com os danos provocados pelas chuvas e enchentes. 

 

Ações e medidas tomadas

 

A Prefeitura de Santos Dumont, através da atuação do Departamento de Defesa Civil e das Secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras e Serviços Públicos e Desenvolvimento Social tem feito intervenções em caráter emergencial para mitigar os danos causados pelo temporal e promover soluções para a população afetada. O trabalho destes setores iniciou-se ainda na noite de terça e se estendeu por toda a quarta-feira, de modo a fazer com que os danos sejam solucionados no menor prazo possível.

 

Já foram enviadas para os locais mais afetados remessas de suprimentos com cestas básicas, colchões, kits de limpeza dentre outros suportes oferecidos pela Assistência Social. Obras de recuperação de estradas, retirada de árvores, bem como o amparo às propriedades privadas também foram realizadas e assim continuarão até que todos os danos sejam amenizados. 

 

Os trabalhos dos setores envolvidos não cessarão até que seja realizado um diagnóstico completo e apurado de danos causados pelos eventos e que as ações necessárias para soluções sejam implementadas. 

 

O Decreto na íntegra está disponível para leitura NESTE LINK