Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Sexta, 25 de Junho de 2021

Conheça os atendimentos ofertados para o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça os atendimentos ofertados para o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. A terminologia IST é adotada em substituição a expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST,  destacando a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção mesmo sem sinais e sintomas.

 

São transmitidas principalmente através do contato sexual sem uso de preservativo com uma pessoa já infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer também da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. Atendimento, diagnóstico e tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS. A qualidade de vida das pessoas infectadas que recebem o tratamento adequado melhora muito.

 

Em Santos Dumont, o Departamento IST está instalado na Policlínica do Hospital Samaritano, onde são disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais para toda a população. Contamos com uma equipe de coordenação, medicina, psicologia, enfermeira, técnicos e agentes de saúde. Qualquer cidadão pode procurar o serviço para receber atendimento de testagem. O serviço está disponível de 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. Além disso, são executados pela equipe trabalhos extramuros para detecção das IST em instruções dos meios de presídio, quartel, escolas, supermercados, empresas da região, além de campanhas espalhadas pela cidade, dentre outros. 

 

A Secretaria de Saúde oferta ainda a distribuição de preservativos para a população nas Unidades Básicas de Saúde - UBS de todo o município. A cidade conta também com a Unidade Dispensadora de medicamentos - UDM, fornecendo medicamentos para tratar os portadores de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 

É Importante ressaltar que o departamento trabalha com a prevenção e tratamento das IST e não exclusivamente para o HIV/AIDS.

 
Rodrigo Abreu
Assessoria de Comunicação