Terça, 10 de Maio de 2016
Conferência Municipal de Cultura discute demandas do município
Mais uma etapa para a construção do Plano Municipal de Cultura de Santos Dumont foi cumprida neste mês de abril. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por intermédio da Divisão de Cultura, promoveu a Conferência Municipal de Cultura para discussão das demandas colhidas nos fóruns setoriais ocorridas em 2015 na cidade. O evento aconteceu dia 8 e reuniu artistas locais de diversas área no plenário da Câmara Municipal.
Durante a Conferência foram discutidas as demandas apresentadas nos fóruns setoriais nas áreas de Artesanato, Música, Literatura, Dança, Teatro, Cinema, Fotografia, Artes Plásticas e Gastronomia. Os anseios da sociedade civil para o desenvolvimento da cultura local inclui barracas próprias e estilizadas, estúdio público para ensaios, apoio para gravação de CDs e publicação de livros, teatro com a possibilidade de cadeiras móveis, além de cursos de capacitação, apoios em eventos e espaço para convívio intelectual.
Segundo o assessor Tiago Guimarães, a Conferência de Cultura trouxe outros olhares para a cultura sandumonense através dos próprios artistas, apresentando como carência maior na área, um espaço específico e bem estruturado para apresentação de atividades culturais de maneira geral, que acomode teatro, apresentações musicais, exposições e permita o convívio intelectual.
Além de novas discussões a cerca dos temas, os participantes tiveram a oportunidade de incluir novas demandas a respeito da cultura em nossa cidade. A Conferência deu legitimidade a construção do Plano Municipal de Cultura, que passará a ser redigido em forma de documento oficial para aprovação, visando o fortalecimento e a implantação de políticas publicas para a cultura em Santos Dumont.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD