Quarta, 01 de Novembro de 2023

Conferência debate expectativas para políticas culturais do município

Evento reúne pessoas envolvidas e comprometidas com o avanço cultural

Conferência debate expectativas para políticas culturais do município

Conferência debate expectativas para políticas culturais

Com o tema ”Democracia e Direito à Cultura”, o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu a Conferência de Cultura, no último dia 25/10, nas dependências da Faculdade Santos Dumont (Fundação Educacional São José).

O evento discutiu o texto base criado pelo Ministério da Cultura, que aborda os seguintes eixos: institucionalização, marcos legais e sistema nacional cultural; democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade, e por último, direito às artes e linguagens digitais.

À luz do documento que norteou o debate, de modo democrático, os participantes expressaram suas opiniões, fazendo um elo com questões nas apresentadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Participaram do encontro membros do Executivo, do Legislativo, profissionais ligados à cultura e representantes da sociedade civil.

Nas palavras do coordenador da Conferência Municipal, Renan Souza, o encontro foi bastante produtivo, pois os participantes puderam expressar seus anseios e expectativas para que políticas culturais atuais e efetivas sejam estudadas e executadas em nosso município. “Foram cerca de 3h de um debate proveitoso e sobretudo, democrático, como se esperava, com muitas idéias boas.”

Obedecendo ao disposto no Anexo III da Portaria MinC nº 45, de 14/07/2023, a Conferência Municipal não obteve quórum para eleição de delegados, visando representar o município em conferências do Estado e depois na etapa Federal.

Arquivos: