Segunda, 29 de Maio de 2017
COMTUR solicita limpeza de bens históricos
Integrantes do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo e da Divisão de Patrimônio Cultural se reuniram com o secretário de Administração Inácio Barbosa e com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer Marco Aurélio Germano, para solicitarem a atuação do município junto às necessidades de conservação de bens históricos do município.
O encontro aconteceu na tarde do dia 24/05, na Prefeitura, e na pauta foram discutidas as situações dos bens históricos que estão às margens da linha férrea e necessitam de limpeza e manutenção, visando a preservação dos mesmos:
- Pontilhão Três Bocas (Viaduto Vasconcellos), com remoção da tinta e capina
- Caixa d'água de Recenvindo, com capina
- Viaduto Sérgio Macedo, com capina
- Caixa d'água de Rocha Dias ( próximo ao Museu de Cabangu), com capina
Depois de muita conversa, ficou acordado que a Secretaria de Meio Ambiente encaminhará ofício a MRS Logísitca, com o objetivo de solicitar da empresa as obras necessárias e reivindicadas pelo grupo.
Segundo Ana Maria Marques Dias, coordenadora da Divisão de Patrimônio Cultural, a manutenção e limpeza constantes dos bens acima citados são de suma importância para o resgate e conservação de nossa identidade histórica, representando respeito aos valores de nosso povo, além de dar maior segurança, uma vez que, como bens históricos visitados, a melhor visualização contribuirá para a diminuição dos riscos de acidentes nas proximidades da ferrovia.
Os representantes do COMTUR participantes da reunião foram: Mônica Castelo Branco Henriques, Andreia Oliveira e Augusto Guimarães. Da Prefeitura ainda estiveram presentes o secretário Municipal de Transportes Virgílio Pampanelli Neto, o chefe de Divisão de Turismo Dionysio Auzier Bentes e o assessor Sebastião Frederico.
Tida Grillo