Quinta, 10 de Dezembro de 2020

Comitê Covid-19 delibera sobre novas ações

Após Santos Dumont registrar um aumento considerável de casos da Covid-19 nos últimos dias, o Prefeito Carlos Alberto de Azevedo convocou seu secretariado para discutir medidas que possam ser adotadas visando a contenção do contágio na cidade. Após essa reunião, o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 reuniu-se e decidiu por algumas ações imediatas no combate ao novo coronavírus.

Foi observado que o Decreto Municipal 3.358 prevê situações de controle da pandemia que podem ser aprimoradas neste momento de aumento de casos. Com o intuito de realizar um enfrentamento estratégico, capaz de conter o avanço do vírus em Santos Dumont preservando a atividade econômica do município, sobretudo, em uma época importante para o comércio, o Comitê então apreciou objetos descritos que já estão em vigência e atuou para que seja possível uma execução ainda mais precisa, garantindo o cumprimento das restrições impostas pelo Decreto.

Ações imediatas

Para se fazer valer o decreto, o Comitê deliberou pela intensificação do contingente da fiscalização como principal ação a ser tomada neste momento. É previsto um aumento de 85% no efetivo de fiscais nas ruas, que atuarão no período diurno e noturno, a fim de garantir o cumprimento de pontos do decreto que visam evitar o acontecimento de aglomerações.

Bares, restaurantes e lanchonetes precisam cumprir o descrito no Parágrafo 5º, que diz respeito ao horário de funcionamento dos estabelecimentos, restritos a bares e restaurantes em dois períodos, de 11h às 15h e de 18h às 22h, e a lanchonetes até as 22h. A partir das 22h, é vedado todo o tipo de atividade dentro de estabelecimentos desta natureza, e a fiscalização atuará para garantir essa execução.

Foram identificados pontos que geram aglomeração em áreas públicas da cidade. As praças Cesário Alvim e Bias Fortes, no centro da cidade, e a praça Antônio Gonçalves Vianna, localizada no bairro Ponte Preta, serão interditadas.

Houve também uma atenção às filas de agências bancárias e lotéricas que tem se formado pelas ruas da região central da cidade. Será solicitado junto a representantes dos setores, uma atuação mais ativa, capaz de garantir o distanciamento social mínimo previsto, além do uso obrigatório e constante de máscaras.

Outras medidas ainda serão adotadas neste período de natal para rastrear os contágios pelo novo coronavírus e bloqueá-los. A Secretaria de Saúde tem atuado com ações das Unidades Básicas de Saúde para a identificação de casos suspeitos e confirmados da doença, e a Vigilância em Saúde tem realizado o monitoramento de todos os casos confirmados para que, a partir destes, novos contágios não sejam registrados.

O Poder Público tem atuado para conter o avanço da doença pela cidade. Mas é importante reforçar que Santos Dumont e diversas outras regiões do Brasil têm vivido um período de avanço dos casos e, infelizmente, de mortes registradas. A conscientização sobre a real situação é a melhor arma no combate ao inimigo, que é invisível. Por isso reforçamos a mensagem de que a pandemia ainda não passou e que, enquanto ela não passar, o cuidado precisa continuar.

Não saia de sua casa se não houver real necessidade. Se precisar sair, use máscara o tempo todo, inclusive em vias e espaços públicos. Higienize a todo momento suas mãos com água e sabão ou álcool em gel. Mantenha o distanciamento social entre você e terceiros. Não aperte mãos. Não abrace. Não beije. Não tenha contato físico com outras pessoas fora do seu núcleo familiar. Estas medidas são indispensáveis no combate ao novo coronavírus. Sem elas, ações de outra natureza se tornam impotentes diante da ameaça que é a Covid-19.