Segunda, 04 de Junho de 2018
Circuito pela Cidadania no CAIC
Circuito pela Cidadania no CAIC
Muita diversão e alegria transformaram a rotina das salas de aula da E.M. Malaque Neif Haddad - Caic, no Córrego do Ouro, num momento especial com a passagem na escola do projeto Circuito pela Cidadania, nos dias 23 e 24 de maio.
Numa realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e entidades parceiras, várias atividades recreativas e ações de cidadania foram levadas a comunidade escolar do Caic.
Durante o evento foram disponibilizados serviços de orientações de cidadania, e orientações de saúde, com as equipes do CRAS Hélio Reis, e com as equipes de Vigilância em Saúde e Saúde Bucal.
Serviços de corte de cabelos e escova com a Tianinha Cabelereira e Marciel Barbeiro, de emissão de carteira de Identidade e de bazar de distribuição de roupas foram muito procurados e atenderam a comunidade. Além disso, a pintura facial com a professora Ingrid, pintura em papel coordenada pelas professoras e apresentação de capoeira do Mestre Pererê e equipe alegraram a meninada.
Além dos brinquedos pula-pula, castelo inflável e escorrega, as crianças vibraram com atividades recreativas direcionadas e com a oficina da Beleza e penteados, com escovação, piastra, pintura de unhas, maquiagem, sobrancelha na navalha com o Marciel e o Reginaldo e muita criatividade. Houve distribuição de pipoca e algodão doce.
O Circuito Cidadania contou ainda com palestras educativas, encenação teatral com as professoras Cristine do PEAS e Credinéia e alunos, com a apresentação da fanfarra da escola e com a apresentação da peça teatral Soldados da Prevenção encenados pelos próprios alunos.
Prestigiaram e coordenaram os trabalhos: a representante do judiciário Gláucia Gomes, a secretária de Educação Bárbara Vieira Marques, o Chefe de Departamento Educação Renan de Souza e Silva, a diretora do CAIC Maria Aparecida Pereira, o delegado Cleber Faria da Silva e membros da Polícia Civil, membros do Lions Clube e representantes da Polícia Militar e Polícia Militar do Meio Ambiente.
O objetivo do Projeto é aproximar o Judiciário e o Executivo local dos cidadãos, desenvolvendo suas ações primordialmente nas escolas, ambiente adequado para os ensinamentos de cidadania para os alunos e a comunidade escolar.
Nas palavras da coordenadora do Projeto, Assessora de Juiz, Mediadora e Supervisora do CEJUSC, Gláucia A. Gomes: “a prevenção sempre será a melhor forma de atuação. É necessário preparar as crianças e adolescentes de hoje para serem cidadãos melhores no amanhã.”
Tida Grillo
JornalismoPMSD