Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quarta, 24 de Maio de 2017

Canteiros floridos na Praça? É a mobilização CREAS contra o abuso de crianças e adolescentes

Canteiros floridos na Praça? É a mobilização CREAS  contra o abuso de crianças e adolescentes

 

CREAS Praça 1

            Mais uma vez, no dia 18/05, os canteiros da Praça Cesário Alvim amanheceram com florzinhas coloridas de papel, chamando a atenção para a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação se repete há 5 anos, desenvolvida pelo CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, no evento "Faça Bonito", que marca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes também em nossa cidade.

            Além dos canteiros especialmente floridos, a mobilização dia D contou com tenda de orientação, blitz educativa na Presidente Getúlio Vargas, recreação com o grupo Leiturama e apresentação da Banda e do Coral do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. O movimento na Praça durou todo o dia.

            No dia seguinte, 19/05, mais uma ação reflexiva sobre o tema foi programada com a Noite de Cinema, na Câmara de Vereadores. O filme "Marcas do Silêncio" trouxe o drama de uma menina abusada pelo padrasto, abordando a complexidade do relacionamento familiar e do papel da mãe nessas situações. O evento foi prestigiado pelas alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Santos Dumont/FESJ e por alunos da escola Estadual Governador Bias Fortes.

            Para a secretária Municipal de Assistência Social Patrícia Aparecida  de O. Almeida, o momento da Campanha Nacional é importante porque intensifica a mobilização no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes e ainda sensibiliza a população para o direito que toda criança e adolescente tem de desenvolver sua sexualidade de forma segura e protegia.

            A coordenadora do CREAS, psicóloga Priscila Ferreira Polcaro dos Santos ressaltou que a Unidade de Santos Dumont possui um registro de 27 casos de abuso sexual desde 2010. "No entanto,  muitos incidentes ocorrem e ficam impunes, porque em algumas famílias o abuso é visto com certa normalidade pela própria criança,  devido a precocidade de sua iniciação,  ou por causa do medo da criança em contar que "está sendo tratada de forma diferente" por alguém de confiança da família ou até por parente próximo", explicou Priscila.

            O CREAS presta serviços especializados e continuados a indivíduos que tem seus direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias. É um órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas que recebe atenção especial do prefeito Betinho de Azevedo, devido ao seu importante papel no nosso município.

 

CREAS 3

creas 2

Equipe do CREAS e do CAPS

Tida Grillo