Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Sexta, 08 de Novembro de 2024

Campanha Nacional de Prevenção da Sífilis alerta para teste rápido e tratamento pelo SUS

Cidade registra 53 casos positivos. A conscientização é importante pela seriedade da doença, que se não tratada, leva a comprometimentos sérios da saúde

Campanha Nacional  de Prevenção da Sífilis alerta para teste rápido e tratamento pelo SUS

Campanha Nacional  de Prevenção da Sífilis alerta para teste rápido e tratamento pelo SUS

               O Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis / Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação de Fabiane Barbosa de Moraes Nascimento, promoveu a Campanha Nacional de Prevenção da Sífilis, no dia 19/10, no Calçadão. Objetivo da campanha foi buscar a conscientização da população quanto a prevenção  da sífilis,  através do uso de preservativos e realização de exames durante o pré -natal.       

            A ação contou com técnicos em Saúde realizando os testes de sífilis, HIV e Hepatites B e C, fazendo aferição de pressão arterial e vacinação. A equipe ainda distribuiu preservativos e ofereceu orientações sobre  a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Foram realizados 58 testes de sífilis, HIV e hepatites B e C.

            Na oportunidade, Fabiane alertou para a necessidade do acompanhamento dos exames durante a gestação, no caso de mães infectadas, que devem fazer o tratamento junto com seus parceiros e usar preservativos nas relações sexuais, visando o não retorno da contaminação e a não transmissão da sífilis ao bebê. “ Mães com sífilis podem transmitir a doença para o bebê, em qualquer fase da gestação ou mesmo no momento do parto. A sífilis é transmitida pela placenta, quando as bactérias que causam a doença atravessam para o feto”.

            A coordenadora explicou que hoje a equipe técnica do CTA tem feito o acompanhamento às gestantes na Saúde da Mulher, no Samaritano, nas terças e sextas feiras e que existe uma prioridade de testes de sífilis nos três trimestres da gestação, porque se a mãe fizer o teste no início da gravidez e for período de janela imunológica e repetir o exame só no final, o bebê já estará contaminado. “Assim, cercamos melhor para evitar que o bebê nasça com a infecção”.

            Em Santos Dumont existem 53 casos positivos de sífilis registrados, e é muito importante buscar a conscientização até mesmo dos pacientes, porque essa não é uma doença simples. Se o infectado não se tratar, poderá ocasionar a sífilis terciária, que leva a comprometimentos maiores como neurológicos ou cardíacos, por exemplo.

            “Hoje temos uma situação difícil que é daquele paciente que faz o teste rápido, dá positivo, trata às vezes até na rede particular, e não volta para novo exame. Precisamos que tal paciente que deu positivo, faça o tratamento corretamente e volte  ao CTA para realizar novos exames e saber se a doença foi eliminada”. Fabiane enfatizou que é fundamental o retorno do paciente ao CTA, para a atualização de dados sobre a infecção em nossa cidade.

            O SUS disponibiliza testes rápidos para diagnóstico da sífilis, HIV e das hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA, de Segunda a Sexta – Feira. Diagnosticar é fácil e rápido e todo o tratamento é gratuito pelo Sistema de Saúde.        Para maiores informações e testes, procurar  o CTA  - Centro de Testagem e Aconselhamento, situado a Rua Afonso Pena, nº 238, no  Centro. Tel 3251- 1205.

Arquivos: