Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

22º

16º

Quinta, 19 de Maio de 2016

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM SANTOS DUMONT

 A Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont continua realizando a campanha de  vacinação contra a gripe Influenza, de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde.  No dia 27 de abril foi recebido o primeiro lote de vacinas e no dia 09 de maio o segundo lote.

A ação é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas , pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, pessoas privados de liberdade e profissionais do Sistema Prisional.  A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra 3 tipos de vírus, H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B.

No município a meta é vacinar no mínimo 80% do público alvo. A expectativa é de que o objetivo seja alcançado, uma vez que as pessoas têm demonstrado consciência de que esta vacina previne contra formas graves da gripe e que para os grupos prioritários esta prevenção é de suma  importância.

Desde o início do ano, no Brasil foram registrados 19.880 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 1.643 mortes por complicações causadas pela doença até  o dia 05 de maio de 2016. Do total de óbitos  registrados,  a maioria foi causada por vírus influenza. ( Fonte:SINAN Influenza Web. Dados atualizados em 04/05/2016).

Em nossa cidade, a vacina está disponível na Sala de Vacinas (ao lado do Lactário)  à Rua Doutor Guilherme de Castro  nº 671,  no horário 8 às 17h  e também nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.

Para a vacinação, a Secretaria Estadual de Saúde orienta que sejam levados o cartão de vacina, um documento de identificação e o Cartão Nacional de Saúde. No caso de gestantes, levar o “Cartão da Gestante”. Já as mulheres no período de até 45 dias após o parto deverão apresentar documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Portadores de doenças crônicas deverão apresentar a prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.

Atenção: pessoas acamadas e residentes em casas de repouso podem ser cadastradas nas Unidades de Saúde e na Sala de Vacinas, neste caso a vacinação será domiciliar. O cadastro pode ser feito também pelo telefone (31) 3251- 2777.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde aproveitam para agradecer à população que tem participado desta e de outras campanhas de forma consciente, responsável e colaboradora, tornando este trabalho muito gratificante.

É fundamental que todos continuem praticando as medidas de prevenção para as doenças respiratórias de um modo geral:

                                                                       

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS – PREVENIR SEMPRE

 

 -Lave as mãos com água e sabão muitas vezes ao dia ou quando tiver contato com objetos como corrimão, maçanetas, dinheiro e outros.

 -Se não tiver como lavar as mãos naquele momento, use álcool gel para manter as mãos sempre limpas .

 -Ao espirrar use lenço descartável ou cubra a boca com o braço  (não coloque  a mão diretamente na  boca para espirrar).

 -Se utilizar um lenço descartável , jogue-o no lixo e lave as mãos em seguida.

 -Evite colocar as mãos nos olhos, no nariz e na boca

 -Toalhas, batom e outros objetos pessoais também não devem ser compartilhados

  -Evite cumprimentar com a mão ou com beijos.

 -Não compartilhe alimentos, copos, talheres e outros materiais com outras pessoas

 -Evite lugares fechados e com muitas pessoas. (ambientes que facilitam a transmissão do vírus)

 -Em caso de suspeita de gripe procure o médico ou a Unidade de Saúde mais próxima.

 -Não use medicamentos sem orientação médica.

 

Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont

Vigilância em Saúde

18/05/2016