Segunda, 05 de Agosto de 2024
Campanha de Prevenção das Hepatites B e C no calçadão realiza 52 testes
As hepatites virais são graves problemas de saúde pública. As mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. O SUS disponibiliza testes rápidos para diagnóstico
Campanha de Prevenção das Hepatites B e C
O Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis / Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação de Fabiane Barbosa de Moraes Nascimento, realizou no último dia 26 de julho uma campanha de prevenção contra hepatites B e C, sífilis e HIV em nossa cidade.
A campanha aconteceu no calçadão, com técnicos em Saúde realizando os testes e orientações para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. 52 testes de HIV, sífilis e hepatites B e C foram feitos nos interessados.
Objetivo da campanha foi a busca da conscientização da população quanto as formas de prevenção das hepatites B e C e das infecções sexualmente transmissíveis de maneira geral: uso de camisinha em todas as relações sexuais, não compartilhamento de seringas, não compartilhamento de aparelhos de barbear, kits individuais de manicure e hábitos saudáveis de higiene.
A Hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento normal, causando alterações leves, moderadas ou graves. Pode ser causado por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As hepatites virais são graves problemas de saúde pública. As mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
O SUS disponibiliza testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento e nas Unidades Básicas de Saúde, de Segunda a Sexta – Feira. Os testes têm resultados em 15 minutos e caso dê positivo, o paciente realiza exame laboratorial.
Para maiores informações e testes, procurar o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, situado a Rua Afonso Pena, nº 238, no Centro. Tel 3251- 1205.
Arquivos: