Sexta, 20 de Dezembro de 2024
Boletim Informativo Anual Epidemiológico de Sífilis 2023 – SANTOS DUMONT/MG
A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto
Boletim Informativo Anual Epidemiológico de Sífilis – 2023 – Santos Dumont/MG
A Sífilis é uma infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e /ou morte do recém-nascido (RN).
A benzilpenicilina benzatina é o medicamento de escolha para o tratamento da sífilis, sendo a única droga com eficácia documentada durante a gestação. O tratamento do parceiro juntamente com a gestante é crucial para o sucesso terapêutico bem como para a prevenção da transmissão da sífilis para o bebê.
O Brasil, como muitos países, apresenta uma reemergência da doença. Diante disso, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e adequado da sífilis adquirida, em gestante e sífilis congênita, são determinantes para impactar na redução da morbimortalidade.
Santos Dumont 2023
Em Santos Dumont tivemos em 2023: 8 casos de sífilis adquirida, 3 casos de sífilis em gestante e 2 casos de sífilis congênita.
E tão relevante quanto o tratamento da gestante, o tratamento do parceiro é fundamental, pois se o mesmo não for tratado, a gestante se recontamina e transmite para o bebê. Importante também é a realização de todos os exames no pré-Natal, com acompanhamento constante, que deve ser iniciado nos primeiros meses de gravidez.
Lembrando que é fundamental buscar a conscientização até mesmo dos pacientes, porque essa não é uma doença simples. Se o infectado não se tratar, poderá ocasionar à sífilis terciária, que leva a comprometimentos maiores como neurológicos ou cardíacos, por exemplo.
O SUS disponibiliza testes rápidos para diagnóstico da sífilis no Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA, de Segunda a Sexta – Feira. Diagnosticar é fácil e rápido e todo o tratamento é gratuito pelo Sistema de Saúde. Para maiores informações e testes, procurar o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, situado a Rua Afonso Pena, nº 238, no Centro. Tel 3251- 1205.
Arquivos: