Quinta, 11 de Maio de 2017
Atualização do Cadastro Único é requisito para recebimento do Bolsa Família
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas continua realizando a atualização cadastral das famílias inscritas no Cadastro Único, visando manter o endereço dos beneficiados sempre corretos para eventuais contatos com os usuários, realização de sindicâncias e busca ativa de localização de pessoas em situação de vulnerabilidade.
No nosso município 5.975 famílias estão inscritas no Cadastro Único se beneficiando de programas sociais do Governo Federal e 2.559 famílias recebem o Bolsa Família.
Neste ano, a Coordenação do Cadastro Único e a equipe da gestão do Programa Bolsa família promoveram a atualização dos dados e informações no distrito de Nova Dores, nas Comunidades quilombolas de São Sebastião do Boa Vista (Corujas) e Cachoeirinha, no distrito de Conceição do Formoso e no bairro Antônio Afonso.
Segundo o auxiliar técnico do Programa Bolsa Família Sandro Walas da Silva, a ação foi dirigida inicialmente para as referidas comunidades, devido ao alto grau de vulnerabilidade social observado, além da distância e dificuldade de locomoção dos moradores para atualização das informações.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social Patrícia Aparecida de Oliveira ressaltou que a atualização cadastral, o acompanhamento escolar e a pesagem do Bolsa Família são procedimentos constantes e importantes para que o objetivo do programa seja alcançado em toda extensão do município sandumonense.
As atualizações podem ser realizadas de 2ª a 6ª feira, nos CRAS e na própria sede da Secretaria Desenvolvimento Social. O CRAS Edir Ramos, no Quarto Depósito, abrange as comunidades de São Sebastião, Rocinha, Vila Esperança, Quarto Deposito, Boa Vista Nossa Senhora de Guadalupe e Água Espraida. O CRAS Hélio Reis, Córrego do Ouro, alcança os bairros Nossa Senhora Aparecida, Corrego do Ouro, Ponte Preta, Recanto das Garças, Campo Alegre, Sidreira, Vila do Sapo e Rio Pinho. CRAS Cesário Dulci, bairro da Glória: bairro de Fátima, Santo Antonio das Graças e Glória
E atenção: nas ações realizadas com visita domiciliar, os funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas se apresentam devidamente uniformizados e munidos de identidade.
Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda – aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Essas informações permitem ao governo conhecer as reais condições de vida da população e, a partir dessas informações, selecionar as famílias para diversos programas sociais.
Tida Grillo
10/05/2017