Terça, 05 de Novembro de 2019
Atividades de lazer encerram Outubro Rosa em nossa cidade
Atividades de lazer encerram Outubro Rosa em nossa cidade
A Secretaria de Saúde com o apoio do Rotary Clube de Santos Dumont encerrou com chave de ouro as atividades e ações voltadas a prevenção do câncer da mulher, intensificadas dentro da campanha internacional - Outubro Rosa .
O evento aconteceu na tarde de 31/10, no Grêmio Mário de Lima, coordenado pelo Programa Saúde da Mulher, na responsabilidade da enfermeira Ana Caroline Santos , voltado a mulheres usuárias do SUS, com o objetivo de proporcionar um momento de lazer e de reflexão para a mulher sandumonense.
A ação contou com a acolhida às mulheres pela psicóloga Renata Abreu do CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializado de Juiz de Fora, apresentação musical da sandumonense Marcília Queiroz, aula de zumba com o grupo do Luiz Fernando, desfile de moda com a participação de lojas femininas da cidade, sorteio de brindes ofertados pelo comércio local e distribuição de saquinho surpresa cheio de guloseimas e de uma rosa – símbolo da vida.
Durante o evento houve a apresentação do Projeto Aninha e Mateus Corrente do Bem, desenvolvido pela cabeleireira Estefânia Carvalho e grupo de mulheres que confeccionam bonecos de panos menino/ menina e percorrem hospitais e instituições distribuindo os bonecos Aninha e Mateus, levando uma mensagem positiva de vida, alegria e conforto, especialmente às crianças com câncer, que recebem ainda uma cartinha escrita à mão por alunos de escolas visitadas pelo projeto.
O ápice da atividade foi a apresentação de depoimentos de quatro mulheres que venceram a doença e de outra que ainda está em tratamento, numa roda de conversas; expondo suas dores, desde a hora do diagnóstico ao enfrentamento do tratamento e na superação da doença, e suas reflexões sobre a vida. De forma simples e bastante otimista elas falaram da importância de ficar atenta ao próprio corpo, da rotina de exames, do medo do desconhecido, e da determinação em relação a cura.
Segundo a Secretária de Saúde Cláudia Paschoal, o evento teve por objetivo fazer a mulher parar para pensar no seu corpo e nos cuidados que deve ter com ele, buscar sua auto estima, repensar o excesso de trabalho, estresse e de preocupações que levam às doenças em geral. “A mulher com câncer de mama se sente exposta em sua feminilidade e por conseqüência em seus sentimentos. Por isso é fundamental trabalhar a autoestima e a vaidade, como formas de renovação pessoal e de fortalecimento interior”, ressaltou Cláudia.
Tida Grillo/Bruno Ramos
JornalismoPMSD