Terça, 13 de Agosto de 2024
Amanhã, 14/08, especialistas alemães farão demonstração de podas de árvores na Praça Bias Fortes
Projeto Arvoração do IF Sudeste MG recebe escaladores para demonstração de técnicas avançadas de poda e escalada em Sistemas Agroflorestais
Especialistas alemães farão demonstração de podas de árvores na Praça Bias Fortes
Nesta quarta-feira, 14/08, o Projeto de extensão Arvoração estará desenvolvendo atividades na Praça Bias Fortes, a partir das 8horas, com especialistas alemães da FSB Oerrel fazendo uma demonstração prática de escalada e poda de árvore para toda a comunidade. Os moradores poderão acompanhar e a ideia é demonstrar ao público as melhores práticas para a manutenção segura de árvores, bem como sua importância para as cidades.
O projeto de extensão Arvoração é resultado de uma parceria entre as unidades de Santos Dumont e de Manhuaçu do Instituto Federal do Sudeste MG e organizações alemãs: a escola de escalada da FSB Oerrel (instrutores), o grupo Grube (fornecimento de equipamentos) e a ONG ambiental Gespa ( Gestão e Organização). Os escaladores vieram como voluntários ao Brasil, arcando com os custos de suas viagens.
A proposta é aprimorar o manejo de árvores por meio de técnicas avançadas de poda e escalada em Sistemas Agroflorestais e também com ações voltadas para a área urbana, onde a arborização é fundamental no enfrentamento do aquecimento global, que será tema central do projeto na parte do final do ano.
O intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Alemanha, país referência na área, é um aspecto relevante da iniciativa. O coordenador do projeto é o professor e engenheiro florestal Helton Nonato, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. O projeto segue até o fim do ano, com diversas ações voltadas à conscientização da população sobre o papel das árvores em nossas vidas.
Arquivos: