Sexta, 13 de Novembro de 2015
Agentes de Endemias realizam inspeção no Cemitério após Finados
A Vigilância em Saúde do município realizou um mutirão de inspeção no Cemitério Público Municipal, durante todo o dia 6 de novembro, visando a retirada de potes removíveis de flores que podem acumular água parada deixados pelos cidadãos na visita aos túmulos em finados.
Os Agentes de Endemias começaram cedo seu trabalho e percorreram todo o cemitério inspecionando os túmulos em busca de pontos de água parada e recolhendo potes, baldes, garrafas peti usados como vasos de flores, deixados pelas pessoas que foram prestar homenagem aos seus entes queridos.
Ao todo, 14 agentes fizeram a coleta de vasos removíveis com água e colocaram produtos químicos para eliminação do foco em jarras e vasos fixos, prevendo a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Segundo os agentes, embora as campanhas publicitárias contínuas na mídia a respeito da Dengue, foi encontrado um número grande de garrafas peti e baldes com água parada, deixadas de maneira irresponsável pelas pessoas.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Maria Nézia Teixeira de Oliveira chama a atenção de toda a população para que possa evitar água parada em quintais ou dentro de casa, devido ao perigo de proliferação do mosquito nesses recipientes, principalmente nessa época de verão, quando a reprodução é mais rápida. Nézia ressaltou que no Levantamento Rápido do Índice do Aedes aegypti - LIRAA de Santos Dumont, realizado na última semana de outubro, foi encontrado como resultado um baixo risco de índice da dengue, graças ao trabalho sistemático desenvolvido pelo Programa de Controle da Dengue com o monitoramento contínuo dos lugares estratégicos. "Apesar da ação de combate da dengue ser uma prioridade em saúde pública em nossa cidade, não podemos descuidar principalmente no período do verão de proliferação mais rápida do mosquito. Temos também recebido informações da mutação do mosquito, com aparecimento de casos de picadas à noite, o que demanda cuidado redobrado", enfatizou Nézia.
O mosquito da dengue é também o principal responsável pela transmissão da febre amarela e da febre de chikungunya e a principal forma de combatê-lo é evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa, piscina ou vasos de plantas que ficam expostos a proliferação do vetor.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD