Sexta, 08 de Junho de 2018
ACS recebem capacitação sobre SIPNIWEB e Calendário de Vacinação
ACS recebem capacitação sobre SIPNIWEB e Calendário de Vacinação
"Sistema de Informação sobre o Programa Nacional de Imunização e Calendário de Vacinação" foi o tema da capacitação realizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde para os agentes comunitários de Saúde -ACS do município.
O treinamento aconteceu na tarde do dia 6/06, no plenário da Câmara Municipal, ministrado pelas servidora públicas municipais da Saúde Lilian Mendonça, Referência Técnica SIPNIWEB - Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização - e Suellen Muller dos Santos, enfermeira coordenadora de Imunização.
O encontro foi aberto pelo novo coordenador da Estratégia Saúde da Família Saúde Básica Sandro de Oliveira Soares expôs o seu objetivo de alinhamento das ações nas Unidades de Saúde para ajustamento de condutas na prevenção de doenças através da imunização vacinação e a busca de uma qualificação sistemática para os agentes e demais profissionais da atenção básica de saúde.
Em sua fala, a técnica Lilian ressaltou a importância das Unidades de Saúde manterem atualizados o cartão espelho de vacinação com as devidas doses aplicadas, uma vez que é através do SIPNIWEB que é registrada a avaliação da cobertura vacinal do município para o envio da produção municipal ao Ministério da Saúde.
Segundo Lilian, as Unidades de Saúde são capacitadas para essa inclusão de dados no Sistema, que permite o cadastro, digitação de doses aplicadas e o gerenciamento das vacinas feitas no município, funcionando de forma online e possibilitando o acesso da Sala de Vacinas, bem como de outros estados para verificação, consulta e alimentação de dados.
Sobre Imunização, a enfermeira Suellen enfatizou a responsabilidade dos profissionais no preenchimento correto dos cartões de vacinação; na tarefa de convencimento das mães que não completam a vacinação dos filhos, perdendo datas ou preferindo não vacinar, visando o bom resultado imunológico; na busca ativa nas casas, quando a cobertura está baixa; na fiscalização e atualização dos cartões das crianças; na denúncia nos acasos atípicos presenciados em relação a não vacinação de crianças e principalmente no cumprimento de seu trabalho diário com atenção e zelo.
Suellen ainda trabalhou com os agentes os calendários de vacinação licenciados na rotina pelo MS: Calendário da Criança, do Adolescente, da Gestante e do Adulto, esclarecendo as mudanças que ocorrem de um ano para o outro, as doenças que são priorizadas em cada período,
Finalizando o encontro, foi proposto uma dinâmica de estudo com apresentação de casos de rotina e situações atípicas para os agentes responderem e demonstrarem suas condutas de ação em circunstâncias especiais. Um lanche foi oferecido a todos.
Satisfeita com a participação e envolvimento dos agentes nos assuntos tratados, Lilian observou que foi um momento relevante de perguntas e respostas, de comunicação com o setor de Imunização e de trocas de conhecimentos visando a otimização dos registros das doses aplicadas de vacina, com a operacionalização do sistema.
Tida Grillo
JornalismoPMSD