Segunda, 30 de Outubro de 2023

Ação na Praça Cesário Alvim realizou testes contra a Sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou a Campanha de Prevenção da Sífilis neste mês de Outubro

Ação na Praça Cesário Alvim realizou testes contra a Sífilis

Campanha de Prevenção da Sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou a Campanha de Prevenção da Sífilis neste mês de outubro. Promovida pelo Departamento de IST, sob a coordenação de Fabiane Barbosa de Moraes Nascimento foram realizados teste em todas as unidades básicas de saúde e no último dia 20, aconteceu uma ação na Praça Cesário Alvim. Mais de 100 testes foram feitos no município.

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que tem cura, exclusiva do ser humano, sendo que o diagnóstico e o tratamento são ofertados pelo SUS, através do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA e das unidades básicas de saúde.

A transmissão da Sífilis ocorre através de relações sexuais desprotegidas (sem uso de preservativos), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto, ocasionando a Sífilis congênita. Por isso é importante a realização dos exames no pré-natal, para que, caso seja diagnosticada a Sífilis na gestante, o tratamento seja iniciado evitando assim a transmissão vertical.

Os sinais e sintomas da Sífilis variam de acordo com o estágio da doença. A infecção bacteriana começa como uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração, por isso a importância do teste.

Para maiores informações, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), situado a Rua Afonso Pena, nº 238, no Centro. Tel: (32) 3251-1205.

Arquivos: