Terça, 27 de Agosto de 2024

Os jogos vão até 07/09, nas modalidades Futsal Masc e Fem, Voleibol Masc e Fem, Handebol Masc e Fem e Atletismo, Badminton e Xadrez

XLIX JOGOS ESTUDANTIS DA PRIMAVERA

Os Jogos Estudantis da Primavera (JEP) são uma realização da Prefeitura Municipal de Santos Dumont, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A abertura oficial acontecerá no próximo dia 30/08, sexta-feira, às 10h no Clube Tangará.

Os Jogos da Primavera têm como objetivos principais: fomentar a prática do esporte com fins educativos; incentivar a prática do Desporto Sadio; promover o congraçamento entre alunos de estabelecimentos de ensino sediados em Santos Dumont e indicar as escolas que representarão o município, quando for o caso e em caráter opcional, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), evento promovido pela Secretaria de Estado de Esporte (SEESP).

A direção e supervisão dos JEP ficarão a cargo da Comissão Organizadora: Fabrício Corrêa de Andrade – presidente - Bárbara Vieira Marques Moreira Barros, Ricardo de Oliveira Carvalho, Cibelle Baggetto, Valdir Silva, Sebastião Frederico da Silva, Renan de Souza e Silva, Leoníso da Silva Barroso, Juliana Ferreira da Cruz, Letícia Aparecida Fagundes de Faria e Grasiele Oliveira Santos. A coordenação técnica é do chefe da Divisão de Esportes Ricardo de Oliveira Carvalho.

Os jogos começam hoje, dia 27/08,  com Badminton no Tangará e vão até 07 de Setembro, com as modalidades Futsal Masc e Fem, Voleibol Masc e Fem., Handebol Masc e Fem. e Atletismo. O campeonato de Xadrez está marcado para o dia 6/09 no IF Sudeste.

As escolas participantes são: E.E. Governador Bias Fortes, E.E. Eng. Henrique Dumont, E.E. Padre Antônio Vieira, E.E. João Pinheiro, E.E. Cornélia Ferreira Ladeira, C.M. São José, C.M. Santo Antônio, E. M. Aparecida Dias, Escolas Serra/Formoso, E.M. Anita Dulci, Núcleo Arco-Íris, Colégio Santos Dumont e IF Sudeste

O atleta para participar do JEP  deverá ser frequente as aulas de Educação Física e ter seu nome na ficha de inscrição da modalidade, assinada pelo professor responsável e pelo diretor, ou vice- diretor, ou ainda pelo coordenador, nas escolas que não possuem diretor e vice-diretor.

A expulsão por ato de indisciplina (agressão, ofensas morais) de atleta, técnico, responsável ou dirigente, bem como conflitos entre torcidas, poderá implicar em eliminação do atleta ou da equipe. As sanções aplicadas pela junta disciplinar serão baseadas no Código Disciplinar do JEMG 2024.

O limite de idade dos atletas participantes observsa o seguinte critério: Modulo “I”-atletas nascidos no ano de 2013,2012,2011; Modulo “II”- atletas nascidos em 2010,2009; 2008  e Modulo “III”- atletas nascidos em 2007 e 2006 exclusivamente.

Serão ofertados os seguintes troféus e medalhas às equipes vencedoras e aos vencedores individuais:

1. Troféu de Campeão Geral, Vice-Campeão Geral, e 3ºlugar dos Jogos
  2. Troféus para as escolas campeãs em cada módulo masculino e feminino
  3. Troféu para as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugares em cada modalidade e módulo;
  4. Medalhas aos atletas e técnicos campeões, vice-campeões e 3ºs lugares;
  5. Medalhas para os atletas “artilheiros” do futsal e handebol masculino e feminino, por módulo, bem como para os goleiros menos vazados, durante toda a competição por módulo;
  6. Medalha para o destaque no voleibol por módulo feminino e masculino no qual a equipe de arbitragem deverá indicar o destaque;
  7. Medalhas para os três primeiros colocadas em cada prova do Atletismo e do Xadrez;
  8. Certificado para o atleta padrão de cada escola, independente do módulo.

E seguindo a tradição nos JEP, a escola Campeã Geral receberá um troféu transitório, sobre o qual terá posse permanente caso seja vencedora dos jogos por 03 (três) anos consecutivos ou por 03 (três) vezes alternadas em 05 (cinco) anos, conforme condições definidas no Termo de Compromisso firmado entre a Escola e a Prefeitura Municipal.

A competição de Atletismo  será realizada no Polivalente, no Módulo I: Corrida de 80m, Salto em Distância e Arremesso do Peso (3kg Fem. 4kg Masc) 1000 m e nos Módulos II e III com as seguintes provas: Corrida de 100 m, Salto em Distância e Arremesso do Peso(3kg Fem. 5kg Masc) 800 metros. COMP POLIVALENTE

A competição de Badminton dos JEP/2024 foi realizada de acordo com as Regras da Federação Mundial de Badminton (BWF) e da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), observando-se as adaptações do regulamento dos jogos. Torneios no Módulo I, II e III  Simples Masculina(SM), Simples Feminina(SF), no Tangará.

A competição de Xadrez será regida pelas regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez, na modalidade “xadrez rápido” - Apêndice “A” do Código da FIDE, observadas as adaptações do regulamento dos jogos  e acontecerá no  IFSudeste dia 6/09.