Sexta, 25 de Setembro de 2015
5ª Jornada Mineira do Patrimônio
Setembro é o mês da Jornada do Patrimônio Cultural em Minas Gerais. Em sua 5ª Edição, a Jornada trouxe o tema "Cidades, Regiões e Patrimônio", buscando mobilizar municípios e agentes culturais para iniciativas que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão dos valores culturais e da diversidade do Patrimônio Cultural Mineiro.
Em nosso município, para comemorar o evento, a Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural realizou duas atividades de promoção cultural: Intervenção Cultural "Choro e Patrimônio" nas escolas e a palestra “Estrada Real: Patrimônio Sandumonense e Regional”, ministrada pelo historiador Luiz Mauro Andrade no curso de Pedagogia da Faculdade de Santos Dumont/FESJ.
A Intervenção Cultural "Choro e Patrimônio" aconteceu nas escolas: E.M Anita Soares Dulci, E.E. Vieira Marques, Colégio Apogeu e Colégio Santos Dumont. Foram realizadas pequenas apresentações abordando o tema patrimônio cultural e destacando o chorinho como patrimônio brasileiro presente em nosso município através do Projeto "Feira com Choro".
A palestra "Estrada Real: Patrimônio Sandumonense e Regional" foi ministrada pelo historiador Luiz Mauro Andrade para as acadêmicas de Pedagogia da Faculdade de Santos Dumont/FESJ. O objetivo da ação foi buscar a valorização e conhecimento da história e da origem dos bens patrimoniais do nosso município: a Estrada Real como patrimônio cultural sandumonense e entender o Caminho Novo como parte da Estrada Real.
Segundo a chefe da Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural Ana Maria Dias Marques, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - Iepha/MG - desde o ano de 2009. Foi inspirada na experiência francesa das Journées du Patrimoine, evento cultural realizado naquele país, que tem por finalidade valorizar e compartilhar a memória e o patrimônio junto a toda comunidade.
Tida Grillo
Jornalismo PMSD