Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Sexta, 25 de Setembro de 2015

5ª Jornada Mineira do Patrimônio

5ª Jornada Mineira do Patrimônio

 

 

 

         Setembro é o mês da Jornada do Patrimônio Cultural em Minas Gerais. Em sua 5ª Edição, a Jornada trouxe o tema "Cidades, Regiões e Patrimônio", buscando mobilizar municípios e agentes culturais para iniciativas que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão  dos valores culturais e da diversidade do Patrimônio Cultural Mineiro.

Em nosso município, para comemorar o evento, a Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural realizou duas atividades de promoção cultural: Intervenção Cultural "Choro e Patrimônio" nas escolas e a palestra “Estrada Real: Patrimônio Sandumonense e Regional”, ministrada pelo historiador Luiz Mauro Andrade no curso de Pedagogia da Faculdade de Santos Dumont/FESJ.

            A Intervenção Cultural "Choro e Patrimônio" aconteceu nas escolas: E.M Anita Soares Dulci, E.E. Vieira Marques, Colégio Apogeu e Colégio Santos Dumont. Foram realizadas pequenas apresentações  abordando o tema patrimônio cultural e destacando o chorinho como patrimônio brasileiro presente em nosso município através do Projeto "Feira com Choro".

            A palestra "Estrada Real: Patrimônio Sandumonense e Regional" foi  ministrada pelo historiador Luiz Mauro Andrade para as acadêmicas de Pedagogia da Faculdade de Santos Dumont/FESJ. O objetivo da ação foi buscar a valorização e conhecimento da história e da origem dos bens patrimoniais do nosso município: a Estrada Real como patrimônio cultural sandumonense e entender o Caminho Novo como parte da Estrada Real.

Segundo a chefe da Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural Ana Maria Dias Marques, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - Iepha/MG - desde o ano de 2009. Foi inspirada na experiência francesa das Journées du Patrimoine, evento cultural realizado naquele país, que tem por finalidade valorizar e compartilhar a memória e o patrimônio junto a toda comunidade.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD