Quarta, 26 de Abril de 2017
2ª Mostra de Teatro Acessível em Santos Dumont
O município de Santos Dumont recebeu hoje (26/04) a 2ª Mostra de Teatro Acessível promovida pela ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, com oficina de teatro acessível ministrada por atores e atrizes do grupo "Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade", criado pela atriz Tatá Werneck.
A oficina de teatro aconteceu na parte da manhã, no Educandário Santa Terezinha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o apoio da Prefeitura de Santos Dumont, voltada para profissionais da educação das redes pública e particular. A metodologia utiliza jogos teatrais para promover a reflexão sobre inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência.
A 2ª Mostra de Teatro Acessível faz parte da campanha "Teatro Acessível, Arte, Prazer e Direitos", que desde 2011 mobiliza artistas, parlamentares, organizações, movimentos sociais, intelectuais, produtores culturais, empresas e formadores de opinião para a promoção de uma nova forma de fazer teatro, em que todas as pessoas possam participar dos espetáculos. A diferença está na utilização de recursos como intérprete da língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição e material de divulgação em formatos acessíveis - braile, letra ampliada e meios digitais.
O projeto é patrocinado pela MRS Logística, por intermédio da Lei Ruanet do Ministério da Cultura e percorrerá nove municípios por onde passam os trens da empresa. De 25 a 27 de abril o grupo percorre as cidades de Barbacena, Santos Dumont e Congonhas. Conta ainda com o apoio da Fundação Pedro Jorge, da Associação Nacional do Procuradores da República e do Senado Federal.
A segunda atividade da 2ª Mostra de Teatro é a palestra sobre cultura, educação e acessibilidade da escritora Cláudia Werneck, às 18 horas no auditório da Faculdade de Santos Dumont. O livro "Um amigo diferente?", uma oportunidade de conversar de maneira lúdica com as crianças sobre deficiência, da autora, foi distribuído gratuitamente durante a oficina de teatro acessível.
A jornalista e escritora Cláudia Werneck, mãe da atriz Tatá Werneck, é defensora incansável da inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência, e uma das principais referências internacionais no tema inclusão e direitos de pessoas com deficiência com 14 livros escritos. É única escritora no Brasil a ter livros recomendados pela Unesco e Unicef.
Tida Grillo