Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quarta, 26 de Abril de 2017

2ª Mostra de Teatro Acessível em Santos Dumont

2ª Mostra de Teatro Acessível em Santos Dumont

Bárbara

 

            O município de Santos Dumont recebeu hoje (26/04) a 2ª Mostra de Teatro Acessível promovida pela ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, com oficina de teatro acessível ministrada por atores e atrizes do grupo "Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade", criado pela atriz Tatá Werneck.

            A oficina de teatro aconteceu na parte da manhã, no Educandário Santa Terezinha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o  apoio da Prefeitura de Santos Dumont, voltada para profissionais da educação das redes pública e particular.  A metodologia utiliza jogos teatrais para promover a reflexão sobre inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência.

            A 2ª Mostra de Teatro Acessível faz parte da campanha "Teatro Acessível, Arte, Prazer e Direitos", que desde 2011 mobiliza artistas, parlamentares, organizações, movimentos sociais, intelectuais, produtores culturais, empresas e formadores de opinião para a promoção de uma nova forma de fazer teatro, em que todas as pessoas possam participar dos espetáculos. A diferença está na utilização de recursos como intérprete da língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição e material  de divulgação em formatos acessíveis - braile, letra ampliada e meios digitais.

            O projeto é patrocinado pela MRS Logística, por intermédio da Lei Ruanet do Ministério da Cultura  e percorrerá nove municípios por onde passam os trens da empresa. De 25 a 27 de abril o grupo percorre as cidades de Barbacena, Santos Dumont e Congonhas. Conta ainda com o apoio da Fundação Pedro Jorge, da Associação Nacional do Procuradores da República e do Senado Federal.

            A segunda atividade da 2ª Mostra de Teatro é a palestra sobre cultura, educação e acessibilidade da escritora Cláudia Werneck, às 18 horas no auditório da Faculdade de Santos Dumont. O livro "Um amigo diferente?", uma oportunidade de conversar de maneira lúdica com as crianças sobre deficiência, da autora, foi distribuído gratuitamente durante a oficina de teatro acessível.

            A jornalista e escritora Cláudia Werneck,  mãe da atriz Tatá Werneck, é defensora incansável da inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência, e uma das principais referências internacionais no tema inclusão e direitos de pessoas com deficiência com 14 livros escritos. É única escritora no Brasil a ter livros recomendados pela Unesco e Unicef.

 

 Tida Grillo