Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Quinta, 21 de Novembro de 2024

130 personalidades foram homenageadas na Entrega da Medalha Santos Dumont

Homenageados da cidade: Ten. Cassiano da Silva Pereira e Sarg. Abreu, Dr. Roberto Silveira Montezi, Dra. Vânia Menezes, Dra. Sílvia Paiva e o Major Umberto Filho

130 personalidades foram homenageadas na Entrega da Medalha Santos Dumont

130 personalidades foram homenageadas na Entrega da Medalha Santos Dumont

               O vice-governador Professor Mateus Simões presidiu a cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont, na última segunda, dia 18/11, às 14h, na Villa Foncá. Neste ano, a honraria do Governo do Estado de Minas homenageou 130 pessoas e instituições com atuação de destaque para o desenvolvimento do Estado e da Nação.

            Entre os homenageados com a honraria estavam as seguinte autoridades de nossa cidade: Ten. Cassiano da Silva Pereira e  Sarg. Abreu da PMSD, Dr. Roberto Silveira Montezi, delegado, Dra. Vânia Menezes, Promotora de Justiça, Dra. Sílvia Paiva de Souza Ramos, titular da 1ª  Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais  da Comarca de Santos Dumont e o Major Umberto Filho, Comandante do 4º Esquadrão  de Cavalaria  Mecanizado.

            Autoridades e personalidades sandumonenses prestigiaram a solenidade. O vice-prefeito Luiz Gonzaga fez as honras de chefe do Executivo Municipal, representando o prefeito Carlos Alberto de Azevedo.

            O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou a importância da Medalha Santos Dumont. “Por meio da Medalha Santos Dumont premiamos personalidades em diversas áreas, como educação, saúde, segurança e ciência. Todos agraciados foram responsáveis por grandes feitos e são exemplos a serem seguidos”, concluiu o vice-governador.

            A Medalha Santos Dumont foi criada pela Lei 1.493, de 1956, e regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano, com o objetivo de comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada do que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906 por Alberto Santos Dumont. Conquista que deu ao nosso conterrâneo o título de Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

            A condecoração é destinada a aviadores civis e militares e às pessoas que tenham contribuído para o engrandecimento aviação e do país, como  instituições, sociedades, membros do Corpo Diplomático, magistrados, escritores e jornalistas, professores e personalidades em sua área de formação.

            A Medalha Santos Dumont possui quatro graus: Grande Colar, destinado exclusivamente a chefes de Estado, de Governo, de Poderes dos Estados e Capitais e ministros de Estado; Grau Ouro; Grau Prata  e Grau Bronze. É concedida pelo Conselho Permanente de Mérito na terra do Pai da Aviação, sempre em Outubro, postergada neste ano em função das eleições. O presidente do Conselho Permanente da Medalha é o  presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite.

 

 

Arquivos: