Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

32º

17º

Sexta, 09 de Outubro de 2015

10º Encontro de Gestantes orienta, ensina e assiste as futuras mães

10º Encontro de Gestantes orienta, ensina e assiste as futuras mães

 

 

            Os programas municipais DST/AIDS e Saúde da Mulher e a Secretaria Municipal de Saúde promoveram o 10º Encontro de Gestantes de Santos Dumont. O evento aconteceu durante todo o dia 02, no anfiteatro do Exército.

            Durante a  abertura do encontro o prefeito Bebeto Faria deu as boas vindas a todas as gestantes, ressaltando a importância de ser mãe e dos cuidados com o recém-nascido e feliz enfatizou a reabertura da maternidade do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont, oferecendo a oportunidade das mães de ganharem seus filhos aqui e de termos o nascimento de novos sandumonenses. Momento que as gestantes ficaram muito entusiasmadas.

            A palestra " Prevenção de DST's na gestação" foi ministrada pela médica obstetra e ginecologista Dra Vera Bastos, que orientou sobre a transmissão vertical do vírus HIV/AIDS e explicou sobre a  importância do Pré-Natal, falando a respeito da placenta envelhecida e da prematuridade.

            A enfermeira da Unidade de Saúde de Nova Dores, Fernanda Pavan de Souza, esclareceu sobre os "Cuidados durante a gestação", enfocando os temas nutrição, sono, exercícios físicos, vacinação, preparação das mamas para amamentação e exames de rotina.

            A médica obstetra da Unidade de Saúde do Córrego do Ouro Dra. Adriana Fernandes Ferreira orientou sobre os sinais de parto, detalhando os tipos de  partos, inclusive sobre o parto humanizado, com a presença de um acompanhante escolhido pela parturiente e sobre o parto na água, além de orientar sobre os cuidados no pós-parto.

            A técnica em enfermagem da Unidade da Vila Esperança Deliana da Luz Vieira Silva palestrou sobre o tema "Cuidados com o bebê: banho, troca  de fraldas, curativo e amamentação", enfatizando que ao contrário do que era ensinado antigamente, os pediatras atuais pedem as mães para deixarem seus bebês deitados de cabeça para cima e não de lado.

            No encerramento das orientações, a médica obstetra e ginecologista Dra. Helena Lusvarde dos Reis esclareceu dúvidas das gestantes em relação a vários temas envolvendo o período da gestação como sexualidade, uso de produtos de beleza pela futura mãe, sangramentos, exercícios físicos e dores.

            No encontro de cerca de 400 brindes foram sorteados entre as participantes e inclusive  diversos pares de sapatinhos feitos em tricô pela sandumonense Lourdinha Barbosa, de 92 anos. Os presentes ofertados foram itens do enxoval de bebê entre berço, carinho, fraldas, roupinhas e produtos de beleza e de farmacinha, doados pelo comércio, pessoas físicas e funcionários da Prefeitura.                   

            O evento contou com a participação de cerca de 72 gestantes, e teve a presença da vice prefeita Luiza Garcia dos Santos, da secretária de Saúde Thaís Gomes Bittar, da coordenadora do DST/Aids Fabiane Barbosa de Moraes Nascimento  dos secretários Rodrigo Corrêa e Dalton Abud, da assessora Cléo dos Santos, de integrantes do Projeto Vida  e dos funcionários da Saúde da Mulher, que foram prestigiar o momento.

            Além de ser um importante momento de aprendizado para as gestantes, o 10º Encontro também foi um momento de confraternização entre as futuras mães com café da manhã, lanches, almoço e coquetel final.

            Para a vice-prefeita e enfermeira Luiza Garcia Santos esse foi um dos melhores encontros devido ao grande envolvimento e colaboração dos funcionários da Prefeitura. "Agradeço a todos e também ao  comandante do Exército Major Condé pelo apoio e presteza na realização desse evento e ratifico as palavras do prefeito Bebeto, dizendo que agora as gestantes poderão ficar tranquilas e terem seus bebês aqui, com uma maternidade toda reformada e com plantão 24 horas de obstetra e pediatra".

             Luiza esclareceu ainda que por intermédio de uma conversa com a funcionária do Cartório de Registro Civil tomou conhecimento que: a partir de agora o cartório abrirá nos finais de semana para registro de bebês. "Quando nascer um bebê no final de semana, o próprio Hospital avisará ao cartório, que abrirá sua porta para o registro do mesmo." 

Tida Grillo

Jornalismo PMSD