Quinta, 28 de Novembro de 2019
“VIVA SEU VOTO!” - Fundação ArcelorMittal e Secretaria de Educação e Cultura celebram resultados
“VIVA SEU VOTO!” - Fundação ArcelorMittal e Secretaria de Educação e Cultura celebram resultados
A Fundação ArcelorMittal e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveram o encerramento do Projeto Viva seu Voto, no último dia 21/11, na quadra do Colégio Municipal São José, desenvolvido neste semestre nas escolas municipais: João Mazilão, Conceição do Formoso, Maria Aparecida Dias, Anita Soares Dulci, São José, Santo Antônio e nas escolas estaduais: Governador Bias Fortes, Engenheiro Henrique Dumont, Padre Antônio Vieira, Cornélia Ferreira Ladeira e Antônio Macedo (Ewbank da Câmara).
Com o objetivo de educar e conscientizar os alunos do 9º ano para a importância do voto, por meio de discussões sobre o assunto e da prática com a simulação de uma eleição nas escolas da rede pública, o Projeto Viva seu Voto foi lançado pela Fundação ArcelorMittal em 2018.
Nesta ano, o projeto atendeu cerca de 700 alunos e após capacitação dos professores das escolas contempladas, foram incluidas nas salas de aula, atividades e brincadeiras que instigaram os alunos a discutirem conceitos de democracia e República; atribuições e relações entre os três poderes (legislativo, executivo e judiciário); mecanismos de participação democrática; história do voto; planos de governo; fake news, entre outros temas oportunos. Para implantação do projeto, as escolas receberam materiais de apoio para aplicação do conteúdo nas disciplinas de Português, Matemática e História.
No final do projeto, foi realizada uma simulação de processo eleitoral, na qual os alunos foram estimulados a se candidatar e a fazerem campanha, visando a compreensão prática do conteúdo.
O evento de encerramento contou com a presença da direta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Bárbara Vieira Marques e do chefe de Departamento de Educação, Renan Souza, do chefe do Cartório Eleitoral da 250ª Zona Eleitoral, Guilherme Machado, da representante da ArcelorMittal Analista de Recursos Humanos Juliana Moreira e da Analista de Projetos da Fundação Catarina Lutero, além de cerca de 350 alunos, professores envolvidos e supervisores pedagógicos.
Em sua fala, prof. Renan Souza ressaltou que o programa está alinhado às competências 1,2,4,6,7 e 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e agradeceu a grande parceria entre a ArcelorMittal, a Fundação e o município. Parabenizou os alunos e professores pelo desenvolvimento do projeto e enfatizou que a democracia dá aos cidadãos o mesmo ponto de partida a partir de seus direitos. “A democracia coloca todos em um mesmo alinhamento e é por esse estado de direito democrático que devemos lutar, não se corrompendo com enganações que maculam a política, políticos e eleitores”.
Bruno Ramos\Tida Grillo
JornalismoPMSD
Arquivos: