Terça, 25 de Junho de 2024
“A Menina que Entra em Livros”, peça teatral em Santos Dumont dia 3/07, às 15h na Praça Cesário Alvim
História de Júlia, filha única, que se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho e que dividirá seu quarto com ele. A menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde acaba entrando em um livro
“A Menina que Entra em Livros”, peça teatral em Santos Dumont dia 3/07
Diversão em Cena abre temporada em Santos Dumont com a peça “A menina que Entra em Livros”, da O Trem - Companhia de Teatro, dia 30/07, às 15h na Praça Cesário Alvim. A apresentação é gratuita, ao ar livre, e acessível em libras.
O espetáculo traz música ao vivo e teatro de sombras, apresentando elementos da cultura popular brasileira, como trava-línguas e brincadeiras de rua como amarelinha, corda, pipa e cantigas de roda. O objetivo é despertar a criança para a leitura.
Com texto de Lívia Gaudêncio e direção de Juliano Barone, a peça apresenta a história de Júlia, uma menina, filha única, que se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho e em função disso, terá que dividir seu quarto com ele. Enquanto o quarto é reformado, a menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde acaba entrando em um livro, para encontrar a solução de seus problemas, e redescobrindo o mundo mágico da literatura.
Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país. A peça “A menina que Entra em Livros”, foi indicada aos Prêmios de Melhor Espetáculo, Direção, Texto, Atriz, Atriz Coadjuvante pelo Sinparc 2013. A apresentação é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com produção e realização da O Trem – Companhia de Teatro.
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Sobre a Fundação ArcelorMittal - É o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.