Secretaria de Educação preside a elaboração do Plano Decenal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu no dia 26  de abril a  abertura oficial dos trabalhos de construção do Plano Decenal Municipal de Educação - PDME do município de Santos Dumont, que deverá definir metas a serem atingidas num prazo de 10 anos e traçar as estratégias que serão usadas para chegar até lá.

O PDME é uma política Educacional. Um conjunto de reflexões, de intenções e de ações que respondem à demandas reais da educação no município,  centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo. Engloba ações de todas as esferas administrativas atuantes: a rede municipal, rede estadual, as escolas da rede privada, sendo de livre iniciativa, e as instituições federais de ensino.

O momento de abertura foi presidido pela Secretária Municipal de Educação e Cultura Cleire Maria Calderaro Nagib que enfatizou a importância do PME como sendo muito mais do que uma declaração de intenções. "Sua importância não reside apenas em garantir um direito fundamental pelo qual os municípios têm grande responsabilidade. A construção coletiva do PME e a sua implementação têm o potencial de mudar a forma como os gestores e a comunidade lidam com as políticas educacionais".

O encontro contou com a presença de diversos educadores e representantes das comunidades escolares: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Quilombola, Ensino Médio, Educação Especial, Educação Profissional, Educação Superior e Gestão das Escolas e do Sistema de Ensino.

A equipe técnica instituída para a elaboração do Texto Base do Plano Decenal Municipal de Educação é composta pela secretária de Educação Cleire Maria Calderaro Nagib, pela chefe do Departamento de Ensino Denise Beatriz Andrade Fernandes de Mendonça, pela funcionária Delma das Mercês Pereira e pela chefe de Divisão de Ensino Patrícia Pereira Corrêa Alvim, responsável por conduzir as reuniões com os diversos segmentos.

Para a secretária Cleire,  Santos Dumont está em um momento propício para a discussão sobre as prioridades da educação, a garantia de direitos e a busca de  uma educação de qualidade. Segundo a chefe de Departamento Denise Beatriz o município tem até o dia 25 de junho para enviar aos órgãos federais o seu PMDE, o que  representa um grande desafio, exigindo preparo, planejamento e envolvimento de todos”. A criação ou revisão dos PMEs está prevista pela Lei 13.005/2014, que estabeleceu o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Tida  Grillo
Jornalismo PMSD